sábado, 3 de janeiro de 2009

Trabalhar a consciência linguística

O conhecimento da língua permite aos alunos o domínio de um conjunto de variedades estilísticas que viabilizam o aperfeiçoamento e a diversificação do uso da língua.
As actividades que se seguem são disso exemplo:

Os alunos do 3º ano da professora Lúcia construíram comboios de palavras, caligramas, alargaram frases...







Os alunos do 3ºano da professora Aurora, entusiasmaram-se a trabalhar os " clíticos"





Os alunos do 4ºano da Professora Ângela partiram à descoberta dos intrusos que se inserem no excerto do texto de Sophia de Mello Breyner " A Floresta":




"O dicionário que fala" foi uma actividade proposta pelo professor Nuno aos alunos do 3º e 4º ano que permitiu a consciencialização e a sistematização do significado de algumas palavras aliado ao desenvolvimento da capacidade de expressão.




Os alunos do 2º e 3º ano do Professor Victor identificaram fronteiras de palavras, fizeram a reconstituição silábica, trabalharam a rima...




Os alunos do 2º ano do Professor Raphael trabalharam as rimas, a partir da poesia de Luísa Ducla Soares, "O Jardineiro":


A Consciência Linguística



Embora à entrada no 1ºano de escolaridade as crianças já conheçam intuitivamente o essencial da estrutura gramatical da sua língua,existem formas e estruturas que se desenvolvem tardiamente:nuns casos porque se trata de aspectos da língua que se encontram em mudança;noutros porque se trata de estruturas e construções características de usos formais da língua, em particular, da escrita.

Será necessário colocar como objectivo curricular o desenvolvimento da consciência linguística das crianças no sentido de fazer evoluir o seu conhecimento intuitivo da língua para um estádio de conhecimento explícito

Inês Duarte_Brochura «O Conhecimento da Língua-Desenvolver a Consciência Linguística» páginas 9 e 12

Alunos do 4º ano da Escola de Sequeira

É importante a promoção de actividades de expressão diversificadas e significativas que encoragem os alunos a ampliarem a sua capacidade comunicativa na interacção com os outros e com tudo o que os rodeia.
A professora Albertina propôs aos seus alunos do 4º ano o jogo "Quem é Quem", o que lhes permitiu caracterizarem fisicamente diferentes personagens. Daí partiram para a construção do seu auto-retrato.



Quebrar o Gelo

Como dinâmica para o desenvolvimento da oralidade o Professor Nuno propôs aos alunos uma série de frases, que estes tinham de completar reportando-se para isso às suas ideias pessoais, sentimentos, vivências, objectivos futuros, sensações...





O mesmo foi feito na turma do 3º e 4º ano do Professor José Eduardo da Escola de São Julião:


A dramatização de histórias permitiu envolver os alunos na sua aprendizagem e no seu trabalho, fazer evoluir a sua participação, a sua atenção/concentração, suscitar o desejo de aprender e ainda desenvolver a linguagem oral.

Alunos do 3º ano da Professora Paula Ó:




Alunos do 3º ano da Professora Lúcia:


Construção de histórias em Origamis

A construção de origamis encorajou os alunos, através da comunicação oral e da proximidade física e afectiva, a partilharem vivências e experiências, a construírem histórias...

Alunos do 1º ano da Professora Irene:




Alunos do 1º e 2º ano da Professora Elvira:




Alunos do 4ºano da Professora Paula Cristina:


A Comemoração do Dia de S. Martinho

A comemoração do Dia de S.Martinho foi um momento privilegiado para trabalhar a linguagem oral.
Foi uma actividade que envolveu todas as turmas da Escola de Sequeira. Os alunos do 4º ano prepararam uma entrevista ao S.Martinho cujo, role-play foi desenvolvido pelo professor Raphael e posteriormente assumido por outros alunos.







Os alunos da Professora Paula Cristina construíram a Lenda de S.Martinho em sombras chinesas, que apresentaram às restantes turmas da escola, o que motivou o entusiasmo de todos e a vontade de recontarem a história.



O Desenvolvimento da Linguagem Oral


É possível afirmar que existe uma relação directa entre o grau de desenvolvimento linguístico à entrada do 1º Ciclo e o sucesso aí alcançado, em particular nos primeiros anos. Concretamente, o domínio da oralidade é determinante na aprendizagem da leitura e da escrita (…) pelo que aquele desenvolvimento deve ser estimulado desde o ensino pré-escolar, sendo o papel do professor do 1º Ciclo crucial.
(Brochura Desenvolvimento Linguístico p.6)

Origem da Linguagem
“A espécie humana é a única espécie bioló-gica programada geneticamente para adquirir os sistemas altamente complexos, estrutura-dos e específicos que são as línguas natu-rais. Na realidade, os seres humanos adqui-rem espontaneamente, com incrível rapidez e uniformidade, a língua natural da comunidade em que passam os primeiros anos de vida – a sua língua materna – e usam-na criativamente como locutores, interlocutores e ouvintes.”
Sim-Sim et al, A Língua Materna na Educação Básica, ME-DEB,1997

Alunos do 1º e 3º ano da Escola de Martim

Integrado no Dia Mundial da Alimentação, os alunos da Professora Aurora construíram frases imperativas com a intencionalidade de promoverem atitudes reflexivas e críticas perante os seus comportamentos e dos colegas na cantina.
Nesta actividade assumiram o papel de tutores dos colegas do 1º ano da Professora Maria José.




Frases seleccionadas para a construção dos cartazes apresentados aos alunos do 1º ano.

Alunos do 3º e 4º ano da Escola de S. Julião

Aliando a linguagem icónica à escrita os alunos do Professor José Eduardo elaboraram quadras e construíram panfletos com recurso às TIC, sensibilizando para a importância de uma alimentação saudável.


Alunos do 1º e 3º ano da Escola de Sequeira

Os alunos do 3º ano da Professora Paula deram uma bela aula aos alunos do 1º ano, integrada no Dia Mundial da Alimentação, onde salientaram a importância do pão no regime alimentar. Para além disso, os panfletos construídos permitiram que os alunos do 1º ano fizessem a sua leitura icónica e descobrissem a palavra pão em diferentes registos gráficos.