quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS DE LEITURA

Este trabalho foi desenvolvido pela professora Maria José, na sua turma do 1º ano,na EB de Martim






CANÇÃO DO VENTO (introdução do fonema[v])

O vento é maluco
Mas é bom rapaz
Vejam lá, meninos
O que o vento faz. (bis)

Vu... u... vu... u... vu!
Varre, varre, vento
Com a vassourinha
Varre a minha casa
E a da avozinha.
Vu... u... vu... u... vu!

Despenteia as árvores
Quando está zangado
E arranca as telhas
Do nosso telhado. (bis)

Mas, se está contente
Empurra os barquinhos
Espalha as sementes
E move os moinhos. (bis)

Fábula trabalhada com os alunos aquando da introdução do fonema [v]
(exploração da imagem e do conteúdo textual,reconto oral, exemplo de vida a retirar)

O PAVÃO E A DEUSA JUNO

Certo dia, o Pavão foi queixar-se à deusa Juno:
- Tenho uma plumagem maravilhosa, mas a minha voz não se compara com a do Rouxinol. Por que não me concedes uma voz igual à dele?
A deusa recusou, mas o Pavão insistiu:
- Sou a tua ave favorita. Por que não me dás o que te peço?
Já um pouco aborrecida com a conversa, a deusa respondeu-lhe:
- Deves agradecer o muito que já tens. Não podes ser o melhor em tudo!

Moral da história:
Aproveita bem as tuas qualidades e não invejes as dos outros.

A COMPREENSÃO NA LEITURA

Este foi o trabalho desenvolvido pela professora Paula Cristina, na sua turma do 4º ano de Martim ,e que teve subjacente a implementação da estratégia das inferências

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

Sete Cabritinhos
View more presentations or upload your own.

A FADA ORIANA - SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN