terça-feira, 3 de março de 2009

POESIA



Pintar a vida com as cores da emoção
Olhar o mundo com os olhos do coração
Expressar o amor em versos de pura paixão
Sonhar sonhos coloridos de magia
Incansáveis gestos de doação
Amor, que traduz alegria e emoção


Construção de mapas semânticos a partir de textos informativos

A professora Isa propôs aos seus alunos do 2ºano, a construção de um mapa semântico sobre a floresta, a partir de um texto informativo


A professora Elvira seleccionou uma série de pequenos excertos de narrativas que os alunos já haviam trabalhado.Ao lerem o excerto, os alunos tinham de o enquadrar na respectiva narrativa





O texto narrativo e o texto de teatro

Os alunos do 3º e 4º ano da escola de Sequeade, da professora Ângela, prepararam e apresentaram um teatro construído a partir da obra «A Fada Oriana» de Sophia de Mello Breyner



Em grupo, os alunos leram, analisaram os vários capitulos da narrativa «A Fada Oriana»,preencheram um guião e em seguida apresentaram os trabalhos à turma







O texto narrativo

OS alunos do 1º e 2º ano, de Passos S.Julião, da professora Ana Maria,trabalharam um texto narrativo, «Era uma vez o país dos Xs»,associando-o à identificação de palavras escritas.


O texto de teatro

Os alunos do 3º e 4º ano, de Passos S.Julião, do professor José Eduardo trabalharam as características do texto de teatro,e em seguida foram eles próprios a criá-lo.


A compreensão de textos narrativos

A Lenda do Arlequim


Era uma vez, uma Condessa muito rica, que vivia no seu lindo e grandioso palácio. Todos os anos, a Condessa organizava um grande baile.
Ela convidava todos os rapazes e raparigas da cidade. A condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham que se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele ou aquela que melhor se apresentasse.
Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se para fazer os melhores fatos para os seus filhos. Só o Arlequim não iria ao baile, porque a sua mãe não tinha dinheiro para lhe fazer um traje.
Os amigos do Arlequim vendo-o tão triste resolveram dar-lhe os restos de tecido que tinham. Então, a mãe do Arlequim conseguiu fazer um fato, cortando os bocados de tecido em losangos.
Assim, o jovem Arlequim pôde entrar no palácio da Condessa com o seu lindo traje. E conta a lenda que foi precisamente o Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por se ter apresentado com o fato mais vistoso e mais original.
E quando a Condessa lhe perguntou como é que tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu que o seu fato tinha sido feito com a bondade dos seus amigos e o coração da sua mãe.

Esta foi a lenda trabalhada pelos alunos do 3ºano da EB de Martim, da professora Aurora

Imagem utilizada para suscitar o interesse e a curiosidade pela leitura


Exploração dos conhecimentos prévios a partir da imagem inicial da narrativa



A leitura e a compreensão da história




Exploração do conteúdo textual




Sistematização de aspectos da compreensão do texto

As narrativas

A professora Irene, da EB de Bastuço S.João, propôs aos seus alunos do 1º ano a descoberta do título de narrativas já deles conhecidas, a partir da gravura da capa do livro. Em seguida jogaram ao jogo da descoberta das personagens a partir de pistas por eles lançadas sobre características dessas personagens.