sábado, 31 de janeiro de 2009

A dimensão procedimental do conhecimento lexical :estratégias a ensinar

Os alunos do 3º ano da professora Aurora, da EB de Martim, trabalharam o texto intitulado «SORTELHA». Fizeram pesquisas na Internet a fim de ficarem a conhecer melhor a região a que o texto se reportava. Seguiu-se a leitura do texto e a identificação das palavras cujo significado lhes era desconhecido para o que a professora propôs o recurso a um «mapa de resolução de problemas lexicais».

Estratégias para encontrar o significado de palavras novas


Texto trabalhado pelos alunos



Os alunos localizam no mapa a localidade em estudo


Os alunos efectuam pesquisas na Internet


O texto


A leitura e análise do texto



O recurso ao «mapa de resolução de problemas lexicais

A dimensão procedimental do conhecimento lexical


TEXTO

DESCUBRO O SIGNIFICADO

A metereologia anunciou mau tempo.
As nuvens brincavam no espaço,numa noite de Inverno em que o ar estava frio. As gotinhas de água,muito marotas e teimosas resolveram saltar umas atrás das outras!
- Na minha casa está uma temperatura aprazível.A lareira a laborar.Estamos confortáveis.
Mas estava frio, muito frio.
O João estava a ler um livro de Zoologia marinha e a Sara a estudar Psicologia. Hoje teve um exame de Biologia.
De manhã as crianças fizeram um boneco de neve.Enfeitaram-no com um cachecol axadrezado.
O chapéu tinha uma encruzilhada de cores, como as do arco-íris.
Nuno António Marrucho

ACTIVIDADE PROPOSTA
Este foi o texto construído e utilizado pelo professor Nuno da escola de Bastuço Sto Estevão, para que os seus alunos do 3º e 4º ano, adquirissem estratégias de compreensão textual que os tornassem mais autónomos ao lerem ou ao escreverem, através do recurso a pistas tais como: a estrutura da palavra, a sua inclusão no contexto frásico, etc.






O Jogo do «Sabe Tudo»

ALUNOS DO 2º ANO DO PROf. RAPHAEL DA ESCOLA DE SEQUEIRA



0 JOGO DO SABE TUDO

Os alunos do 1º e 2º ano da professora Elvira jogam o «Druida»







Um ensino do léxico rico multifacetado e profundo constitui um reforço da compreensão na leitura e na escrita

ALUNOS DO 3º E 4º ANO DA PROFESSORA ÂNGELA, DA ESCOLA DE SEQUEADE