Os alunos do 3º ano da professora Aurora, da EB de Martim, trabalharam o texto intitulado «SORTELHA». Fizeram pesquisas na Internet a fim de ficarem a conhecer melhor a região a que o texto se reportava. Seguiu-se a leitura do texto e a identificação das palavras cujo significado lhes era desconhecido para o que a professora propôs o recurso a um «mapa de resolução de problemas lexicais».
Estratégias para encontrar o significado de palavras novas
Texto trabalhado pelos alunos
Os alunos localizam no mapa a localidade em estudo
Os alunos efectuam pesquisas na Internet
O texto
A leitura e análise do texto
O recurso ao «mapa de resolução de problemas lexicais
sábado, 31 de janeiro de 2009
A dimensão procedimental do conhecimento lexical
TEXTO
DESCUBRO O SIGNIFICADO
A metereologia anunciou mau tempo.
As nuvens brincavam no espaço,numa noite de Inverno em que o ar estava frio. As gotinhas de água,muito marotas e teimosas resolveram saltar umas atrás das outras!
- Na minha casa está uma temperatura aprazível.A lareira a laborar.Estamos confortáveis.
Mas estava frio, muito frio.
O João estava a ler um livro de Zoologia marinha e a Sara a estudar Psicologia. Hoje teve um exame de Biologia.
De manhã as crianças fizeram um boneco de neve.Enfeitaram-no com um cachecol axadrezado.
O chapéu tinha uma encruzilhada de cores, como as do arco-íris.
Nuno António Marrucho
ACTIVIDADE PROPOSTA
Este foi o texto construído e utilizado pelo professor Nuno da escola de Bastuço Sto Estevão, para que os seus alunos do 3º e 4º ano, adquirissem estratégias de compreensão textual que os tornassem mais autónomos ao lerem ou ao escreverem, através do recurso a pistas tais como: a estrutura da palavra, a sua inclusão no contexto frásico, etc.
Os alunos do 1º e 2º ano da professora Elvira jogam o «Druida»
O Conhecimento Lexical
View more presentations from teresamendes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)