terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LER - A COMPREENSÃO NA LEITURA


Ler é compreender, obter informação,aceder ao significado do texto.
Entende-se por compreensão na leitura a atribuição de significado ao que se lê, quer se trate de palavras, de frases ou de um texto. Tal como na compreensão do oral, o importante na leitura é a apreensão do significado da mensagem, resultando o nível de compreensão, da interacção do leitor com o texto. É por isso que, perante o mesmo texto, dois leitores podem obter níveis de compreensão diferentes e o mesmo leitor, perante dois textos diversos, pode atingir níveis de compreensão distintos.
(Sim-Sim, 2007:9)

DESENVOLVIMENTO LEXICAL

Brincando com as cores e as palavras, a professora Elvira
propôs aos alunos do 1ºe 2º ano, a construção de poesias
que alicerçaram a sua consciência linguística e lexical





O TRABALHO NA SALA DE AULA




E até a professora Elvira descobriu a sua «veia poética» e fez estes versos:

A tulipa é vermelha
como o tomate também
Quem comer o morango
não faz mal a ninguém
estes alimentos como com satisfação
e quem fica contente
é o meu coração


Amarelo como a criança
que aprende com confiança.
Preto como o quadro
onde faz contas o Leandro.
Cinzento como o computador
que na pesquisa ajuda o professor.
Verde como o livro de Português
que na escola ensina a Inês

O LÉXICO

Depois de elaborarem listas de palavras, os alunos do 2º ano do professor Victor agruparam-nas de acordo com as suas características e construíram mapas semânticos.
Eis um exemplo: