terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
LER - A COMPREENSÃO NA LEITURA
Ler é compreender, obter informação,aceder ao significado do texto.
Entende-se por compreensão na leitura a atribuição de significado ao que se lê, quer se trate de palavras, de frases ou de um texto. Tal como na compreensão do oral, o importante na leitura é a apreensão do significado da mensagem, resultando o nível de compreensão, da interacção do leitor com o texto. É por isso que, perante o mesmo texto, dois leitores podem obter níveis de compreensão diferentes e o mesmo leitor, perante dois textos diversos, pode atingir níveis de compreensão distintos.
(Sim-Sim, 2007:9)
DESENVOLVIMENTO LEXICAL
Brincando com as cores e as palavras, a professora Elvira
propôs aos alunos do 1ºe 2º ano, a construção de poesias
que alicerçaram a sua consciência linguística e lexical
O TRABALHO NA SALA DE AULA
E até a professora Elvira descobriu a sua «veia poética» e fez estes versos:
A tulipa é vermelha
como o tomate também
Quem comer o morango
não faz mal a ninguém
estes alimentos como com satisfação
e quem fica contente
é o meu coração
Amarelo como a criança
que aprende com confiança.
Preto como o quadro
onde faz contas o Leandro.
Cinzento como o computador
que na pesquisa ajuda o professor.
Verde como o livro de Português
que na escola ensina a Inês
propôs aos alunos do 1ºe 2º ano, a construção de poesias
que alicerçaram a sua consciência linguística e lexical
O TRABALHO NA SALA DE AULA
E até a professora Elvira descobriu a sua «veia poética» e fez estes versos:
A tulipa é vermelha
como o tomate também
Quem comer o morango
não faz mal a ninguém
estes alimentos como com satisfação
e quem fica contente
é o meu coração
Amarelo como a criança
que aprende com confiança.
Preto como o quadro
onde faz contas o Leandro.
Cinzento como o computador
que na pesquisa ajuda o professor.
Verde como o livro de Português
que na escola ensina a Inês
O LÉXICO
Subscrever:
Mensagens (Atom)