sábado, 3 de janeiro de 2009

Trabalhar a consciência linguística

O conhecimento da língua permite aos alunos o domínio de um conjunto de variedades estilísticas que viabilizam o aperfeiçoamento e a diversificação do uso da língua.
As actividades que se seguem são disso exemplo:

Os alunos do 3º ano da professora Lúcia construíram comboios de palavras, caligramas, alargaram frases...







Os alunos do 3ºano da professora Aurora, entusiasmaram-se a trabalhar os " clíticos"





Os alunos do 4ºano da Professora Ângela partiram à descoberta dos intrusos que se inserem no excerto do texto de Sophia de Mello Breyner " A Floresta":




"O dicionário que fala" foi uma actividade proposta pelo professor Nuno aos alunos do 3º e 4º ano que permitiu a consciencialização e a sistematização do significado de algumas palavras aliado ao desenvolvimento da capacidade de expressão.




Os alunos do 2º e 3º ano do Professor Victor identificaram fronteiras de palavras, fizeram a reconstituição silábica, trabalharam a rima...




Os alunos do 2º ano do Professor Raphael trabalharam as rimas, a partir da poesia de Luísa Ducla Soares, "O Jardineiro":


Sem comentários:

Enviar um comentário