domingo, 4 de janeiro de 2009

O prazer de ler

"O desejo interior de ler não nasce sozinho: ele é provocado por todo um meio ambiente que inclui o livro como elemento positivo."

L.Lentin, 1983

Contextos educativos estimulantes fazem emergir a vontade de ler. A " Hora do Conto" implementada pela Professora Isa e que envolveu todos os alunos da Escola de Sequeira foi disso um bom exemplo.




A identificação da palavra escrita


Ler é compreender o que está escrito. A leitura é acima de tudo um processo de compreensão que mobiliza simultaneamente um sistema articulado de capacidades e de conhecimentos. É uma competência linguística que tem por base o registo gráfico de uma mensagem verbal, o que significa que tudo o que pode ser dito pode ser escrito e tudo o que for escrito pode ser dito.

Inês Sim-Sim, Brochura "O Ensino da leitura: A decifração" página 6
Para aprender a identificar as palavras escritas é necessário que a criança seja capaz de relacionar os sons da Língua Portuguesa com os sons que as representam. Foi o que fizeram os alunos do 1º ano da Professora Maria José:





A Consciência Fonológica


Ao falarmos de conciência fonológica ,referimo-noa à capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral.Se pensarmos na unidade palavra, a capacidade que a criança tem de identificar unidades fonológicas no seu interior é entendida como expressão da sua consciência fonológica.

Brochura «O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica» página 11

É importante que os alunos manipulem os sons da sua língua

Na turma do 2º ano do professor Raphael os alunos descobriram palavras com encontros consonantais


Na turma do 2º ano da professora Isa os alunos identificaram os sons de palavras



.
Na sala do 1º ano da professora Maria José os alunos trabalharam o modo e o ponto de articulação dos sons




Na sala do 1º e 2º ano da professora Elvira os alunos descobriram e contaram os sons de palavras



Na sala do 1º ano da professora Dores os alunos manipularam sons onomatopaicos