"O desejo interior de ler não nasce sozinho: ele é provocado por todo um meio ambiente que inclui o livro como elemento positivo."
L.Lentin, 1983
Contextos educativos estimulantes fazem emergir a vontade de ler. A " Hora do Conto" implementada pela Professora Isa e que envolveu todos os alunos da Escola de Sequeira foi disso um bom exemplo.
domingo, 4 de janeiro de 2009
A identificação da palavra escrita
Ler é compreender o que está escrito. A leitura é acima de tudo um processo de compreensão que mobiliza simultaneamente um sistema articulado de capacidades e de conhecimentos. É uma competência linguística que tem por base o registo gráfico de uma mensagem verbal, o que significa que tudo o que pode ser dito pode ser escrito e tudo o que for escrito pode ser dito.
Inês Sim-Sim, Brochura "O Ensino da leitura: A decifração" página 6
A Consciência Fonológica
Ao falarmos de conciência fonológica ,referimo-noa à capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral.Se pensarmos na unidade palavra, a capacidade que a criança tem de identificar unidades fonológicas no seu interior é entendida como expressão da sua consciência fonológica.
Brochura «O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica» página 11
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