sábado, 3 de janeiro de 2009

A importância do PNEP no 1ºCiclo

No presente ano lectivo, temos pela primeira vez, no nosso Agrupamento, o Programa Nacional de Ensino do Português, no âmbito da formação contínua de professores, com o qual se pretende a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa e a valorização das competências dos professores do 1º Ciclo.
O Programa contempla uma vertente teórica onde são actualizados e aprofundados conhecimentos científicos e metodológicos ancorados nos resultados mais recentes da investigação sobre o desenvolvimento linguístico das crianças e sobre a aprendizagem da língua, neste ciclo escolar. Os princípios orientadores da formação têm subjacente o Currículo Nacional do Ensino Básico, particularmente o desenvolvimento das competências nele enunciadas.
Para além deste contexto teórico, o programa abarca ainda uma vertente de acompanhamento da prática pedagógica no terreno, concretizada em sessões de trabalho onde, de forma sistemática, se procuram implementar metodologias e estratégias de ensino que levem os alunos a desenvolver competências básicas em todos os domínios da língua portuguesa, e que se espera se traduzam no sucesso na aprendizagem em todas as áreas curriculares, dado o carácter transdisciplinar da língua materna. Aliado a tudo isto, há uma permanente reflexão sobre o trabalho desenvolvido, os constrangimentos as inquietações, e os modos de optimização e avaliação da prática lectiva. As novas tecnologias são outra das vertentes contempladas na formação.

Teresa Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário