domingo, 1 de fevereiro de 2009

Às voltas com o som [s]

A relação entre os sons, as palavras, as frases e o enriquecimento de vocabulário.






Alunos do 1ºe 2º ano, da professora Ana Maria, da EB de Passos S. Julião

Construir mapas semânticos a partir de uma imagem

A projecção de uma imagem da escola proporcionou a concepção de um mapa semântico

Os alunos do 3º ano, da professora Aurora,da EB de Martim

O Desenvolvimento Lexical

Uma cor,um objecto e um jogo de palavras foram suficientes, para os alunos do 3ªano, da professora Lúcia, se transformarem em poetas...

















Trabalhar a consciência lexical

A professora Ângela da EB de Sequeade trabalhou com os seus alunos do 3º e 4º ano as relações fonéticas e gráficas que as palavras podem estabelecer entre si

Algumas das frases que contextualizaram a temática



Pesquisa na Internet

Trabalho individual

Trabalho colectivo: as conclusões

As relações entre as palavras




NOTA: Em virtude de este vídeo ser uma versão brasileira
as palavras «homónimas» e«parónimas» não estão acentuadas
com acento agudo, tal como no «português padrão»

PALAVRAS HOMÓNIMAS, HOMÓGRAFAS HOMÓFONAS E PARÓNIMAS

Esta foi a poesia utilizada pela professora Albertina para com os seus alunos do 4º ano, trabalhar esta temática


DAS PALAVRAS...

Rio no rio
canto a um canto
de madrugada.
Não mato o mato
semeio a semente
na terra molhada.
De que me livro
se ler um livro?
Da solidão.
São como um pêro
todas as coisas
são como são
Amo quem amo.
Ao amo obedeço
sem sentimento.
Quem apaga a vela
e leva à vela o barco?
O vento.
Um sonho mau
um sonho doce
para trincar.
No meu quarto
um quarto de hora
chega para brincar.
A linha está torta
torta de laranja
para saborear
Meia rota e velha
é só meia hora
para remendar.
São tantas as coisas
que há neste mundo
que um só dicionário
não ia chegar...
E certas palavras
menos egoístas
não se importam
de as partilhar

Teresa Marques

O TRABALHO NA AULA



A professora Dores, da EB de Sequeira, propôs aos seus alunos do 1º ano, jogos que tinham como objectivo,centrar a sua atenção na forma fónica das palavras permitindo-lhes ganhar consciência da distância entre o oral e o escrito, bem como incentivá-los à leitura e à memorização da relação entre o som e a grafia de cada palavra.


Vamos descobrir os sons de cada palavra

Qual é a categoria de cada grupo de desenhos?

Vamos rodear o som [n]


Vamos distinguir os sons [t] [d] e [n]

O nosso Blogue

OS ALUNOS DO 3º ANO DA PROFESSORA LÚCIA, DA POUSA