domingo, 18 de janeiro de 2009
Luísa Ducla Soares
Luísa Ducla Soares escritora de livros infantis tem mais de 80 livros publicados, tendo sido galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.
A forma como ela brinca com a nossa língua, os jogos de palavras e o olhar fantasioso e criativo da realidade, fazem com que as suas histórias sejam verdadeiros apelos à imaginação. O poema intitulado «Peguei na Serra da Estrela» que utiliza o nonsense como técnica narrativa proporciona um óptimo recurso para trabalhar a Língua Portuguesa.
Sítios Web que lhe darão a conhecer melhor a autora
Biografia, bibliografia, excertos de obras, obras em versão integral e actividades sobre poemas da autora
http://www.app.pt/nte/luisads/
Vida e obra de Luísa Ducla Soares
http://www.nonio.uminho.pt/Netescrit@3/
Biografia, bibliografia, excertos de obras, hiperligações, prémios e traduções
http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?pageid=401&tpcontent=FA&idaut=1426368&idobra=&format=NP405&lang=PT
Conversa com Luísa Ducla Soares
http://www.boasleituras.com/
A consciência fonológica aliada à identificação de palavras escritas e ao desenvolvimento lexical
ALUNOS DO 1º ANO DA PROFESSORA MARIA JOSÉ
EB1 DE MARTIM
SENSIBILIZAÇÃO PARA O FONEMA [m]
Mário Mora foi a Mora
Mário Mora foi a Mora
com intenções de vir embora
mas, como em Mora demora;
diz um amigo de Mora:
- Está cá o Mora?
- Então agora o Mora mora em Mora?
- Mora, mora.
Destrava Línguas, recolha e selecção de Luísa Ducla Soares
A APROPRIAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS, DEVE BASEAR-SE EM PRÁTICAS AUTÊNTICAS DE LEITURA
AS MENINAS
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira
O desenvolvimento da aula
EB1 DE MARTIM
SENSIBILIZAÇÃO PARA O FONEMA [m]
Mário Mora foi a Mora
Mário Mora foi a Mora
com intenções de vir embora
mas, como em Mora demora;
diz um amigo de Mora:
- Está cá o Mora?
- Então agora o Mora mora em Mora?
- Mora, mora.
Destrava Línguas, recolha e selecção de Luísa Ducla Soares
A APROPRIAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS, DEVE BASEAR-SE EM PRÁTICAS AUTÊNTICAS DE LEITURA
AS MENINAS
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira
O desenvolvimento da aula
Etiquetas:
Alunos do 1º ano da Escola de Martim
O Desenvolvimento Lexical
Conjunto de todas as palavras ou constituintes morfológicos portadores de significado possíveis numa língua, independentemente da sua actualização em registos específicos. O léxico de uma língua inclui não apenas o conjunto de palavras efectivamente atestada num determinado contexto (cf. vocabulário), mas também as que já não são usadas, as neológicas e todas as que os processos de construção de palavras da língua permitem criar.
Fonte: TLEBS v.1.1
Leitura associada ao alargamento de frases
Em Sequeade, os alunos da professora Ângela fizeram a leitura e o alargamento de frases, baseando-o em circunstâncias de tempo e de lugar
Na turma do 1º e 2º ano da professora Ana Maria, em Passos S. Julião
A iniciação à leitura: identificação das palavras escritas
Jogos de reconstituição silábica
A leitura associada a práticas de expressão escrita
Os alunos do professor José Eduardo de Passos S. Julião à procura dos «intrusos» das palavras
A reconstituição do conteúdo textual,tendo por base, o preenchimento das lacunas das frases
Na turma do 1º e 2º ano da professora Ana Maria, em Passos S. Julião
A iniciação à leitura: identificação das palavras escritas
Jogos de reconstituição silábica
A leitura associada a práticas de expressão escrita
Os alunos do professor José Eduardo de Passos S. Julião à procura dos «intrusos» das palavras
A reconstituição do conteúdo textual,tendo por base, o preenchimento das lacunas das frases
A consciência fonológica aliada à identificação de palavras escritas
«O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia», foi o trava-línguas que a professora Dores utilizou para sensibilizar os seus alunos do 1º ano, para o fonema[R]
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