domingo, 18 de janeiro de 2009

Luísa Ducla Soares


Luísa Ducla Soares escritora de livros infantis tem mais de 80 livros publicados, tendo sido galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.
A forma como ela brinca com a nossa língua, os jogos de palavras e o olhar fantasioso e criativo da realidade, fazem com que as suas histórias sejam verdadeiros apelos à imaginação. O poema intitulado «Peguei na Serra da Estrela» que utiliza o nonsense como técnica narrativa proporciona um óptimo recurso para trabalhar a Língua Portuguesa.

Sítios Web que lhe darão a conhecer melhor a autora

Biografia, bibliografia, excertos de obras, obras em versão integral e actividades sobre poemas da autora
http://www.app.pt/nte/luisads/

Vida e obra de Luísa Ducla Soares
http://www.nonio.uminho.pt/Netescrit@3/

Biografia, bibliografia, excertos de obras, hiperligações, prémios e traduções
http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?pageid=401&tpcontent=FA&idaut=1426368&idobra=&format=NP405&lang=PT

Conversa com Luísa Ducla Soares
http://www.boasleituras.com/

A consciência fonológica aliada à identificação de palavras escritas e ao desenvolvimento lexical

ALUNOS DO 1º ANO DA PROFESSORA MARIA JOSÉ
EB1 DE MARTIM

SENSIBILIZAÇÃO PARA O FONEMA [m]


Mário Mora foi a Mora

Mário Mora foi a Mora
com intenções de vir embora
mas, como em Mora demora;
diz um amigo de Mora:
- Está cá o Mora?
- Então agora o Mora mora em Mora?
- Mora, mora.

Destrava Línguas, recolha e selecção de Luísa Ducla Soares



A APROPRIAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS, DEVE BASEAR-SE EM PRÁTICAS AUTÊNTICAS DE LEITURA



AS MENINAS

Arabela
abria a janela.

Carolina
erguia a cortina.

E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"

Arabela
foi sempre a mais bela.

Carolina
a mais sábia menina.

E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"

Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.

Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"

Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira

O desenvolvimento da aula

A leitura é uma das formas de promover o desenvolvimento lexical

O Desenvolvimento Lexical


Conjunto de todas as palavras ou constituintes morfológicos portadores de significado possíveis numa língua, independentemente da sua actualização em registos específicos. O léxico de uma língua inclui não apenas o conjunto de palavras efectivamente atestada num determinado contexto (cf. vocabulário), mas também as que já não são usadas, as neológicas e todas as que os processos de construção de palavras da língua permitem criar.

Fonte: TLEBS v.1.1

Leitura associada ao alargamento de frases

Em Sequeade, os alunos da professora Ângela fizeram a leitura e o alargamento de frases, baseando-o em circunstâncias de tempo e de lugar





Na turma do 1º e 2º ano da professora Ana Maria, em Passos S. Julião

A iniciação à leitura: identificação das palavras escritas



Jogos de reconstituição silábica



A leitura associada a práticas de expressão escrita








Os alunos do professor José Eduardo de Passos S. Julião à procura dos «intrusos» das palavras



A reconstituição do conteúdo textual,tendo por base, o preenchimento das lacunas das frases






A leitura em diferentes suportes

Na turma do 3º ano da professora Paula Ò, em Sequeira

A Consciência Fonológica

Para «brincar» com os sons, a professora Isa propôs aos seus alunos o «Dominó dos Sons»











A consciência fonológica aliada à identificação de palavras escritas

«O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia», foi o trava-línguas que a professora Dores utilizou para sensibilizar os seus alunos do 1º ano, para o fonema[R]

Actividades de leitura e jogos de palavras

Alunos do 4º ano de Sequeira, da professora Albertina em plena actividade...