sábado, 31 de janeiro de 2009

A dimensão procedimental do conhecimento lexical


TEXTO

DESCUBRO O SIGNIFICADO

A metereologia anunciou mau tempo.
As nuvens brincavam no espaço,numa noite de Inverno em que o ar estava frio. As gotinhas de água,muito marotas e teimosas resolveram saltar umas atrás das outras!
- Na minha casa está uma temperatura aprazível.A lareira a laborar.Estamos confortáveis.
Mas estava frio, muito frio.
O João estava a ler um livro de Zoologia marinha e a Sara a estudar Psicologia. Hoje teve um exame de Biologia.
De manhã as crianças fizeram um boneco de neve.Enfeitaram-no com um cachecol axadrezado.
O chapéu tinha uma encruzilhada de cores, como as do arco-íris.
Nuno António Marrucho

ACTIVIDADE PROPOSTA
Este foi o texto construído e utilizado pelo professor Nuno da escola de Bastuço Sto Estevão, para que os seus alunos do 3º e 4º ano, adquirissem estratégias de compreensão textual que os tornassem mais autónomos ao lerem ou ao escreverem, através do recurso a pistas tais como: a estrutura da palavra, a sua inclusão no contexto frásico, etc.






Sem comentários:

Enviar um comentário