domingo, 1 de março de 2009

A leitura de narrativas associada à identificação de palavras escritas

Esta foi a narrativa trabalhada pelos alunos do 1º e 2º ano da professora Ana Maria da escola de Passos S. Julião


Era uma vez no país dos «Zs» …

Zeca era feiticeiro daquele país longínquo. Zeca tinha mil poções mágicas guardadas num cofre e um grande caldeirão onde misturava as poções para fazer feitiços a quem precisasse.
Uma vez, o Zé, que precisava de um emprego novo, foi ter com o Zeca e pediu-Ihe que fizesse um feitiço, a fim de conseguir um emprego para ganhar dinheiro para a sua família. O Zé vivia com a sua mulher e três filhas.
Assim fez o Zeca, juntou cinco pétalas de zínia, um pouco de azeite, casca de um búzio, um sapo cozido e terra de um país chamado Zimbábue e ficou com a poção mágica pronta. Depois, bastou-lhe mexer tudo no caldeirão e dizer:
- Zás trás, zim zó zum!
E lá ficou o Zé com um novo emprego; passou a ser tratador de animais do Jardim
Zoológico daquele país.
O Zeca só fazia feitiços para o bem e a cada dia inventava novas poções. No dia seguinte, a Zaida foi ter com o Zeca, pois andava muito triste e zangada com o seu marido. Este parecia já não gostar dela, já não a amar como antigamente. O Zeca, prontamente, ajudou-a e lá fez de novo outra poção: uma dezena de dentes de morcego, três azálias e cinco pêlos de gazela. Misturou tudo muito bem no seu caldeirão de ferro, já enferrujado pelo tempo, e disse:
- Zás trás, zim zó zum!
E assim ficou resolvido o problema da Zaida que voltou para casa e passou a ser, de novo, amada pelo marido, que agora precisava de ter mais juízo e dar mais valor à sua esposa.
Assim eram passados os dias do Zeca, a praticar o bem e a ser amigo de todos, na vontade enorme de fazer magia e resolver todos os problemas do país dos"Zs".

Sem comentários:

Enviar um comentário