terça-feira, 3 de março de 2009

A compreensão de textos narrativos

A Lenda do Arlequim


Era uma vez, uma Condessa muito rica, que vivia no seu lindo e grandioso palácio. Todos os anos, a Condessa organizava um grande baile.
Ela convidava todos os rapazes e raparigas da cidade. A condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham que se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele ou aquela que melhor se apresentasse.
Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se para fazer os melhores fatos para os seus filhos. Só o Arlequim não iria ao baile, porque a sua mãe não tinha dinheiro para lhe fazer um traje.
Os amigos do Arlequim vendo-o tão triste resolveram dar-lhe os restos de tecido que tinham. Então, a mãe do Arlequim conseguiu fazer um fato, cortando os bocados de tecido em losangos.
Assim, o jovem Arlequim pôde entrar no palácio da Condessa com o seu lindo traje. E conta a lenda que foi precisamente o Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por se ter apresentado com o fato mais vistoso e mais original.
E quando a Condessa lhe perguntou como é que tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu que o seu fato tinha sido feito com a bondade dos seus amigos e o coração da sua mãe.

Esta foi a lenda trabalhada pelos alunos do 3ºano da EB de Martim, da professora Aurora

Imagem utilizada para suscitar o interesse e a curiosidade pela leitura


Exploração dos conhecimentos prévios a partir da imagem inicial da narrativa



A leitura e a compreensão da história




Exploração do conteúdo textual




Sistematização de aspectos da compreensão do texto

Sem comentários:

Enviar um comentário