domingo, 18 de janeiro de 2009

A consciência fonológica aliada à identificação de palavras escritas e ao desenvolvimento lexical

ALUNOS DO 1º ANO DA PROFESSORA MARIA JOSÉ
EB1 DE MARTIM

SENSIBILIZAÇÃO PARA O FONEMA [m]


Mário Mora foi a Mora

Mário Mora foi a Mora
com intenções de vir embora
mas, como em Mora demora;
diz um amigo de Mora:
- Está cá o Mora?
- Então agora o Mora mora em Mora?
- Mora, mora.

Destrava Línguas, recolha e selecção de Luísa Ducla Soares



A APROPRIAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS, DEVE BASEAR-SE EM PRÁTICAS AUTÊNTICAS DE LEITURA



AS MENINAS

Arabela
abria a janela.

Carolina
erguia a cortina.

E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"

Arabela
foi sempre a mais bela.

Carolina
a mais sábia menina.

E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"

Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.

Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"

Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira

O desenvolvimento da aula

Sem comentários:

Enviar um comentário